sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Na China, na mídia.

No site "Te contei".


O Fantástico exibe neste domingo, dia 16, o documentário Na China, do diretor Felipe Lacerda, que vai mostrar o país de um jeito diferente. Durante cinco semanas, Felipe viajou sozinho, sem falar nenhuma palavra de qualquer idioma local, sem roteiro, sem preparação especial. O objetivo: conhecer a gigante nação, de mais de um bilhão de habitantes, que não pára de crescer.

"O lado humano é sempre meu grande interesse. Então, quis conhecer as pessoas deste país que, indiscutivelmente, vai ser a grande potência mundial. Quis saber um pouco de como vivem, quem são, o que fazem e o que pensam", explica Felipe, co-diretor do documentário Ônibus 174, roteirista de Nélson Freire, editor de filmes como Central do Brasil e Se eu Fosse Você, além de autor da série Em Cuba.

Para mostrar o país de uma diferente perspectiva, Felipe peregrinou por dez localidades chinesas, onde visitou favelas e opulentos shopping centers, se surpreendeu com uma cidade onde moram apenas 25 habitantes, testemunhou o crescimento acelerado no país... A câmera passeia, por exemplo, pelos alojamentos dos operários que trabalham na construção do Estádio Olímpico de Pequim.

O propósito da ida à China, inicialmente, era apenas turístico. Poucos dias antes do embarque, veio o convite do Fantástico para que fizesse um documentário. "Cheguei em Pequim e me deparei com uma cidade totalmente plana. Contratei um guia de bike tour e pedalei mais de 300 km em seis dias na cidade, por norte, sul, leste e oeste".

Foi assim que Felipe conheceu George, um chinês que ganha a vida como dono de uma agência de turismo sobre duas rodas, e descobriu que o nome ocidental deste jovem empresário tem duas inspirações: George Washington e o filme “George of the Jungle”.

Essa é apenas uma das tantas passagens curiosas do documentário. A narração é uma atração à parte: é o próprio Felipe quem descreve a experiência, como se estivesse conversando com o espectador.

A cada domingo, o Fantástico exibirá episódios de aproximadamente cinco minutos. Os telespectadores de São Paulo poderão assistir ao documentário em alta definição, já que toda a captação foi feita em HD. No total, foram filmadas 24 horas na viagem de cinco semanas por Pequim, Pumi, Ping-Yao, Xian, Xangai, Kunming, Dali, Liijiang, Hong-Kong e Macau. O projeto de Felipe Lacerda inclui futuramente um livro de fotos e histórias.

O Fantástico vai ai ar aos domingos, depois do Domingão do Faustão.

Nenhum comentário: